Como sonhar quanto tudo parece escuro
Tiago 1.2-4
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.
Nos relacionamentos familiares, em especial no relacionamento conjugal, é raro saber de um casal que não passou por situações complicadas, daquelas que parecia não se ver a luz no final do túnel… Tudo que é aparente é ruim e não nos revela nenhuma motivação para continuar. Se vocês já viveram momentos assim, como nós já vivemos, levantem as mãos!
A verdade é que momentos onde tudo parece escuro, e quando não temos mais razão nenhuma para alimentar sonhos e esperanças, são aqueles onde mais devemos colocar em prática a nossa fé. A Bíblia nos ensina que ‘a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos’. (Hb 11.1). Exercitar a fé nos nossos relacionamentos também é uma das maneiras de praticar a empatia, pois quando um está mais abatido, o outro se coloca em seu lugar e o motiva a se levantar, e juntos continuam sua caminhada conjugal de maneira mais madura, com mais experiências na bagagem.
O texto de Tiago nos leva a um nível ainda mais profundo dessa prática de empatia e fé, pois nos diz que devemos considerar motivo de alegria quando passamos por esses “vales de escuridão”, pois ao final da caminhada juntos, estaremos mais maduros e íntegros, prontos para enfrentar quaisquer desafios que vierem.
Vocês estão passando por um período de lutas? Estão enfrentando a escuridão ou o deserto? Alegrem-se!! Pratiquem o exercício de se colocar no lugar do outro e fortalecer um ao outro, pois a Palavra de Deus tem promessas maravilhosas, e elas estão esperando vocês do outro lado da escuridão!!
Pr. Wellington e Meire Martins